NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

DIRETORES

A história da sociedade da Platão Energia nasceu em Maringá/PR, no ensino fundamental do Colégio Platão, no início dos anos 2000 durante a adolescência e juventude dos 3 amigos, Leonardo Kato, Diogo Rosa e Luiz Guilherme Simões. 
Mal eles sabiam que iriam concretizar a sociedade da Platão Energia após seguirem caminhos totalmente separados. Leonardo Kato seguiu sua formação para o curso de Administração, na Universidade Estadual de Maringá e logo assumiu um cargo executivo nas concessionárias agrícolas da família. Diogo Rosa realizou seu sonho de se tornar engenheiro eletricista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e trabalhar em uma grande multinacional. Luiz Guilherme seguiu para a capital financeira do país, São Paulo, para se tornar um analista internacional, pela ESPM.

 

PLATÃO ENERGIA

2010

A história da empresa Platão Energia começou em 2010 durante uma viagem de intercâmbio universitário entre as Universidades UTFPR em Curitiba e INSA-Lyon/França. O aluno intercambista, atual CEO da Platão Energia, Diogo Martins Rosa, graduando de Engenharia Elétrica tem o primeiro contato com a tecnologia fotovoltaica.

2014

Com a crise da Petrobrás e Lava Jato em 2014, Diogo decide sair da multinacional que trabalhava com construção naval e engenharia elétrica e retorna para sua cidade natal Maringá - PR para o desenvolvimento e planejamento do sonho de trabalhar com a nova tecnologia e recém regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica: geração distribuída. 

No mesmo ano, durante uma viagem para Itália, Luiz Guilherme conheceu de perto as soluções e tecnologias solares visitando algumas usinas de solo e retomou o contato com seu amigo de infância, Diogo, para analisar a viabilidade de instalar tal tecnologia em sua residência. 

Enquanto isso, Diogo e Leonardo já estavam trabalhando em outros projetos para o grupo agrícola Kato Tratores, com uma empresa pequena de projetos elétricos.

 

2015

Diogo e Leonardo estavam analisando a viabilidade de instalar o sistema solar fotovoltaico para a sede do grupo Kato Tratores e começaram a pesquisar sobre a tecnologia. Com a dificuldade de se obter empresas especializadas no ramo de energia solar em Maringá, foi onde a dupla de amigos enxergaram a possibilidade de irem à São Paulo, conhecer uma famosa feira internacional sobre as tecnologias de geração de energia através do sol, a InterSolar South America e resolveram levar Luiz junto com eles. Foi quando Luiz, com o conhecimento adquirido na Itália, se interessou pela feira e as possibilidades de uma grande parceria. O trio e sociedade, então foi formada.

 

A DIRETORIA
  • Diogo Martins Rosa
    Engenheiro eletricista, com o conhecimento técnico e experiência de grandes obras realizadas no ramo de energia solar, eólico e construção naval.

  • Leonardo Yoiti Kato
    Administrador e diretor comercial de um conglomerado de concessionárias na região noroeste do Paraná.

  • Luiz Guilherme Simões
    Internacionalista, sócio fundador do Corrutela, restaurante eleito mais sustentável da América Latina pela Sustainable Restaurant Association de Londres e aluno imediato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Com estes três nomes e uma história de amizade construída por um colégio com o nome forte e inconfundível do filósofo grego e matemático Platão, tornou-se real a fundação e início de uma das maiores empresas de energia solar do Norte do Paraná, referência em instalações rooftop acima de 75kWp, referência em assistência e manutenção técnica em inversores Fronius, marketing e projetos para sistemas de minigeração.



 

Dúvidas? Fale Conosco Imagem de icone Whatsapp